
Aroma de café com tendência de marca
A moda é um reflexo das mudanças sociais vividas pela sociedade. Para aqueles que conhecem um pouco sobre este mundo, sabem que as marcas se encontram em constante corrida em busca de se adaptar as necessidades e desejos de seus consumidores. Nos últimos anos temos acompanhado o bum da gastronomia como forte aliada, principalmente do setor da beleza, a exemplo de campanhas de marcas de maquiagens como: a Rhode em colaboração com a Krispy Kreme’s, a parceria da Cream com a cafeteria japonesa The Coffee e a Carmed e sua parceria com a Fini.
Nesse contexto, para os consumidores de café, a bebida não é apenas um item de consumo e sim um estilo de vida. Grandes marcam perceberam como poderiam se utilizar disto para proporcionar uma nova experiência atrelada a sua marca e que incentivasse os consumidores a permanecerem nas lojas por mais tempo para consumirem mais, desenvolvendo assim um novo touch point com suas cafeterias pop-ups.
Como exemplo de cafeterias de grandes grifes, podemos citar o Ralph’s Coffee, o qual teve a primeira loja inaugurada em Nova Iorque em 2014 e hoje já é considerada um clássico tendo vários endereços espalhados pelos Estados Unidos. O Blue Box Café, possui vista para o Central Park e esta localizado no quarto andar da flagship da Tiffany & CO., também em Nova Iorque, a cafeteria possui decoração característica da paleta de cores da marca e oferece um cardápio típico norte-americano. Mencionamos também o St. Laurent Café localizado em Paris e Los Angeles, Dior Café em Miami, Le Café V localizado no último andar da Louis Vuitton Maison em Osaka, entre outros.
Vale ressaltar que a relação destas marcas com os serviços de alimentos e bebidas não é novo, no entanto o que antes era exclusivo de um atendimento vip a apenas clientes de alto nível econômico, se torna uma experiência acessível ao consumidores dos itens de menor valor destas marcas, como maquiagens e acessórios. Sendo uma iniciativa não apenas de pontos de venda adicionais, mas estratégias cuidadosamente projetadas para fortalecer o vínculo com o consumidor. As cafeterias funcionam como uma porta de entrada para novos públicos, ao mesmo tempo que criam um diferencial competitivo em um mercado saturado.
A união entre marcas de luxo e cafeterias é mais do que uma tendência: é uma estratégia que une branding, experiência e conexão emocional. Ela fortalece a identidade da marca, atrai públicos diversos e cria momentos que vão muito além do simples ato de consumir.
Se sua marca busca inspiração para inovar e atrair clientes de forma diferenciada, essa é uma tendência que merece atenção. Afinal, no mundo das marcas, oferecer experiências é o que cria histórias — e é isso que as pessoas lembram e compartilham.
OBS: Antes do fechamento deste texto, a marca de maquiagens Laura Mercier, realizou nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Nova Iorque, a sua pop-up (Le Mercier Daily Café Pop-Up) para celebrar o lançamento do novo Tinted Moisturizer Natural Dewy. Na pop-up foi possível conhecer mais sobre a história da marca e do produto, além de desfrutar da temática de cafeteria inspirada no charme de uma clássica bodega de Nova York e no fascínio de um café francês.
Letícia Costa
Coordenadora do Instituto Sigales